O WhatsApp é bastante prático para muitas coisas, mas uma situação possivelmente chata é ser bloqueado. O aplicativo não te mostra em momento algum se seu contato decidiu cortar relações com você, mas felizmente há um truque simples para descobrir. Como o WhatsApp não deixa isso claro quando você envia uma mensagem, é preciso recorrer a uma artimanha básica: convidar seu amigo (que não é tão amigo assim, pelo jeito) para participar de um grupo de conversas.
Informação da última conexão
Em cada contato ou dentro de cada diálogo, na barra superior é possível ver o horário em que a pessoa esteve conectada por último no WhatsApp. Além disso, se ela estiver online e escrevendo, também podemos visualizar essas informações. Se o último horário online for recente, essa pessoa não o bloqueou. Como disse no começo do artigo, há maneiras de esconder esses dados, por isso vamos buscar mais indícios de um potencial bloqueio.
Foto de perfil e status
Este é o indício menos confiável, pois eu mesma nunca mudo a minha foto do perfil nem o meu status, mas não custa conferir se a pessoa “suspeita” de bloqueio mudava periodicamente essas informações e agora não mais.
E se você quiser bloquear também?
Por fim, não custa mostrar como bloquear um contato. Basta ir às “Configurações” do aplicativo, depois a “Contatos”, e veremos uma função chamada “Bloqueados”. Clicando ali e depois no símbolo de “mais” poderemos escolher e bloquear quantas pessoas quisermos.